Como fazer montagens de fotos para Instagram e Facebook

Share Button

Veja dicas de aplicativos para fazer montagens de fotos para Instagram e Facebook. Além de app Android e iOS gratuitos, um serviço online (para usar no navegador mesmo) para dar aquela mão na hora de fazer uma composição de imagens, edição e aplicação de efeitos.

Navegando pelas Google Play e ITunes, é fácil encontrar diversos aplicativos que não apenas permitem criar as montagens para postar nas redes sociais, mas também aplicar efeitos, filtros, inserir figuras e textos.

O chato é testar cada um deles até achar um bem bacana. Na maioria dos casos, eles fazem praticamente a mesma coisa e, sendo bem objetiva, vou citar dois que eu uso nos sistemas mobile e o que eu uso no computador, em qualquer sistema operacional já que é web. Ele está no final do post, mas sugiro dar uma boa olhada.

Pic Collage

É gratuito e um dos mais usados, com versão iOS e Android. É bem intuitivo e fácil de usar, pois o próprio aplicativo vai dando as dicas.

Várias fotos podem ser adicionadas ao mesmo tempo. Basta clicar sobre elas e depois em “pronto”. Depois, basta escolher o layout em “modificar moldura”.

Clicando sobre uma imagem da composição, também é possível editá-la, aplicando efeitos como filtro, desfoque, recorte e bordas.

Pode-se alterar o plano de fundo, usando imagens pré-carregadas ou buscando outro fundo na internet. Ao clicar sobre a tela, também há as opções para adicionar fotos do arquivo, capturar uma imagem usando a câmera, adicionar etiquetas e texto.

Na opção de texto, é possível modificar a fonte, cor, contorno, cor de fundo de texto, além de alinhamento. Terminados os ajustes, é só clicar em pronto. Ajuste o tamanho e posição apenas arrastando a caixa de texto na colagem.

Colagem pronta, basta clicar no ícone do quadrado com a flecha e o app oferece algumas alternativas, como compartilhar nas redes sociais, salvar ou enviar por e-mail. Bem simples.

Tiled

Eu gosto bastante deste app. Ele custa USD 0.99 na loja de aplicativos iOS  (dá uma olhada no meu post sobre como baixar apps bacanas sem pagar nada). Ainda acho o pic collage superior (em quantidade de funcionalidades e praticidade de uso) e com a grande vantagem de ser gratuito.

Entre as funcionalidades, ele oferece layouts para as colagens, aplicação de filtros, cantos arredondados nas imagens, ajuste de tamanho de imagens, cor das bordas, adição de texto, entre outros.

Pixlr Express

Um dos que mais uso é o http://pixlr.com/express, que permite fazer tudo isso que citei acima na versão web. Ele tem versão para Android e iOS, com várias funções bem bacanas para edição e aplicação de filtros, mas não tem a funcionalidade de composição de imagens. Basta clicar no endereço para usá-lo, sem necessidade de qualquer login. Outra vantagem dele é que serviços semelhantes inserem a logomarca na montagem. O Pixlr Express não.

Vou mostrar aqui algumas funções básicas, com prints da interface web. Na interface dos apps, é bem semelhante.

Montagem de fotos:

Na tela inicial, vá em “escolher foto”. A interface que abre a seguir mostra os quadros em que serão inseridas as imagens. Muito intuitivo. É possível escolher o layout (são vários modelos).

Spacing – define o tamanho do espaço em branco entre as imagens.
Roundness – permite arredondar os cantos das fotos dentro da colagem
Proportions – faz ajuste proporcional entre os quadros
Color – as opções de cores para as bordas dos frames

Tratamento de imagens:

Na tela inicial, vá na opção “Browse” e escolha a imagem que será editada. Vale lembrar que ele não é um software mega profissional, mas quebra um super galho.

São várias opções e destaco aqui as principais:

Ajustment – permite, entre várias funcionaliades, recortar, redimensinoar, intensificar a cor e desfocar parte da imagem.
Effect – são várias opções de filtro (como os do Instagram)
Overlay – aplica efeitos e texturas sobre as imagens
Border – opções para inserir bordas
Sticker – carrega figuras e selos para aplicar sobre a foto
Text – para inserir textos. São várias opções de fonte, com efeitos… É super fácil de ajustar o tamanho e cor da fonte, além posicionar o texto em qualquer parte da imagem.

Feitos os ajustes na imagem (tanto para efeitos quanto para as montagens), basta clicar em Apply e depois em Save. Defina a qualidade da imagem, nomeie o arquivo (coloque .jpg no final do nome do arquivo) e fim.

Eu uso bastante este aplicativo para fazer montagens de foto para agendar postagens no Facebook. Com álbuns, isso não é possível.